Histórico

Fundada em 2009 por ex-alunos do curso de Informática Biomédica da Universidade de São Paulo, a Kidopi tem como foco principal o compromisso com a qualidade e a inovação contínua, atuando da atenção básica ao nível terciário de saúde no desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar, informatização de clínicas e consultórios, regulação médica de urgência e emergência e suporte à pesquisas acadêmicas.

Durante os primeiros meses de sua existência, a Kidopi desenvolveu o Sistema de Regulação Médica de Urgência e Emergência (SRUE), implantado no Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS-XIII) na forma de um projeto-piloto, com o objetivo de viabilizar, controlar e registrar a comunicação em tempo real entre as unidades solicitantes de recursos hospitalares, o complexo regulador e as unidades prestadoras de serviço através de uma plataforma web.

Esta experiência mostrou-se altamente satisfatória e inovadora, levando o projeto a ser contemplado como um dos três melhores do Estado de São Paulo no Prêmio Ideia Saudável, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o objetivo de reconhecer e apoiar Projetos Inovadores que tragam benefício aos usuários do SUS. Mais informações sobre o case de sucesso do Sistema de Regulação podem ser encontradas no artigo publicado na edição de dezembro de 2010 da Revista de Saúde Pública, disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000600011.

De agosto de 2012 até maio de 2013 a Kidopi contou com um investimento do Programa de Inovação em Pequenas Empresas (PIPE) Fase I da FAPESP em seu projeto SRUE, visando o desenvolvimento de aplicativos de acesso móvel ao Sistema de Regulação Médica de Urgências e Emergências, provendo assim uma maior agilidade no processo de transferências dos pacientes e impactando de forma direta a qualidade da assistência prestada ao paciente.

Desde outubro de 2012 a Kidopi conta com um projeto do Programa RHAE Pesquisador na Empresa Fase B, com o objetivo de desenvolver de novas funcionalidades ao SRUE visando a implantação de protocolos de comunicação e troca de informação médica com outros sistemas de informação, ferramenta de suporte a tomada de decisão referente a priorização dos casos, automatização dos fluxos de transferências e uma ferramenta de telemedicina voltada ao diagnostico compartilhado, permitindo que uma unidade de saúde especializada possa auxiliar uma unidade básica no suporte ao paciente.

Em 2013 a Kidopi foi selecionada para participar do processo de aceleração da Artemisia, uma das principais aceleradoras de impacto social do Brasil, que tem como objetivo identificar e potencializar o crescimento de negócios sociais que gerem impacto nas classes C, D e E.

Além do SRUE, a Kidopi ainda mantém uma parceria de desenvolvimento com a Unidade de Emergência do HCFMRP (UE-HCFMRP) voltada para gestão de cursos de Suporte de Vida (www.cursosls.com.br), Congresso de Emergência (www.congressodeemergencia.com.br) e gerência de pesquisas acadêmicas. O Sistema de Auxilio à Pesquisa Acadêmica é uma plataforma web para gerência de protocolos de pesquisa e cadastro de pacientes, permitindo o levantamento de dados para fundamentar pesquisas prospectivas ou retrospectivas via filtros customizáveis e emissão de relatórios circunstanciados. Este sistema está sendo aplicado no REAVER (Registro de Acidente Vascular Encefálico de Ribeirão Preto) e UCO (Unidade Coronariana) da UE-HCFMRP.

Voltar